Transformação digital no RH: como ela afeta esse setor?
O mundo está mudando em velocidade cada vez mais acelerada. A informatização já não é mais um diferencial, mas a realidade presente em todas as camadas dos setores privado e público. A gestão de pessoas tem sido totalmente reinventada por meio de ferramentas tecnológicas, buscando se adaptar aos novos tempos e às novas gerações de profissionais que não conhecem o mundo não digital.
Portanto, uma empresa que não quer se perder em meio ao ritmo frenético do mundo globalizado, precisa se abrir para a transformação digital no RH. Fique com a gente e veja os impactos e benefícios dessa transformação. Vamos lá?
Como se preparar para a transformação digital no RH?
Há um consenso crescente de que a função do RH está no auge. Isso reforça a importância do seu papel e posicionamento nas estratégias de adaptação ao novo cenário. A transformação digital representa a busca por um modelo de negócios competitivo e apoiado em novas tecnologias. Um modelo focado na interação digital eficiente com seus clientes externos e internos.
Nesse contexto, os profissionais devem atuar de forma estratégica e adaptativa, favorecendo a entrada da tecnologia na organização e trabalhando junto ao seu capital humano, para agregar os novos processos sem causar impactos negativos nas equipes já formadas, compostas por profissionais da geração x ou mais velhos.
A empresa precisa criar um planejamento estratégico de transformação digital com base em sua cultura e valores. Os colaboradores devem entender que esse é um caminho natural e inevitável, o que se consegue por meio de treinamento, compartilhamento de experiências, análise de casos etc.
Quais os benefícios da transformação digital nas empresas?
Não podemos esperar por um caminho sem espinhos nesse encontro de gerações tão distintas no qual nos encontramos, mas, com uma boa gestão de mudanças, podemos preparar nossas equipes para internalizarem esse novo mundo da forma mais natural possível e colher os seus benefícios. Veja alguns deles nos tópicos a seguir.
Otimização de recursos
A gestão de recursos é um elemento-chave da rentabilidade empresarial. Uma gestão eficiente visa reduzir os gastos e otimizar os resultados. Os sistemas digitalizados fornecem dados para que você veja qual quantidade de recursos é empregada em cada processo.
Com informações precisas e bem estruturadas, você é mais capaz de tomar decisões mais seguras, em tempo mais ágil, que podem reduzir os gastos da organização sem afetar a produção.
Economia financeira
A transformação digital no RH melhora a eficiência da produção, economizando tempo e recursos e reduzindo as possibilidades de erros por meio de ferramentas inovadoras. O resultado, certamente, será a redução de custos, maior rentabilidade e aumento da competitividade dos negócios.
Melhor relacionamento com os clientes
A experiência do cliente é vital para os negócios, já que hoje a satisfação — ou insatisfação — do consumidor é amplamente compartilhada em redes sociais e interfere no desempenho do negócio.
A transformação digital trouxe ferramentas, como o NPS (Net Promoter Score), que são muito eficientes em detectar o nível de satisfação e ajudar na elaboração de estratégias para fidelizar e atrair novos clientes.
Além disso, as ferramentas digitais tornam os seus serviços e produtos acessíveis aos seus clientes de forma contínua, onde quer que elas estejam, permitindo que criem mais intimidade e simpatia pela sua marca.
Processos mais ágeis e precisos
Processos como a folha de pagamento dos colaboradores, além de ficarem muito mais ágeis com sistemas automatizados, também se tornam menos passíveis de falhas. Os dados podem ser armazenados eletronicamente, ficando muito mais seguros, acessíveis apenas para os profissionais autorizados a consultá-los, que podem fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora.
Quais as mudanças específicas e benéficas para o RH?
Automação de processos de RH
Sabe aqueles processos que tomam um tempo enorme da sua equipe, exigem mão de obra especializada e ainda ficam sujeitos às falhas humanas? Geração de folha de pagamento, férias, planos de benefícios, controle de jornada, rescisões e outros processos mais burocráticos ganham muito mais agilidade e eficiência na era digital.
Existem softwares e até aplicativos para smartphone que são altamente eficazes na gestão desses processos e ainda contribuem para facilitar a vida dos colaboradores, que podem acompanhar suas atividades do dia a dia na empresa na palma da mão!
Estabelecimento e acompanhamento de métricas
As ferramentas digitais também facilitam o estabelecimento e acompanhamento de metas para as equipes de trabalho. A metodologia OKR (Objectives and Key-Results) é uma ferramenta que possibilita um sistema organizacional focado no alcance de resultados, expressos por meio de metas mensuráveis.
Além disso, existem softwares que podem calcular as taxas de produtividade, turnover, absenteísmo e outros indicadores, trazendo muito mais agilidade e precisão para a tomada de decisões dos gestores.
Gestão da informação
A coleta, análise e administração de dados de recursos humanos ganha muito mais celeridade e eficiência com a transformação digital. O People Analytics, por exemplo, é um sistema de gestão de pessoas baseado no Big Data, que monitora e analisa os comportamentos humanos por meio de informações coletadas em entrevistas, preenchimento de cadastros e avaliações de desempenho, entre outros.
Jornada e local de trabalho flexível
Um ponto fundamental para um bom fluxo de trabalho e retenção de bons profissionais é flexibilidade no desempenho das tarefas diárias de uma empresa. Com ferramentas digitais como reuniões por Streaming e armazenamento em nuvem, entre outras, é possível delegar, acessar e entregar tarefas de qualquer lugar do mundo!
Satisfação e engajamento dos colaboradores
Chega de questionários de papel longos e desestimulantes nas suas pesquisas de clima organizacional! Todo o processo pode ser realizado por meio de aplicativos que deixarão seus colaboradores muito mais motivados e engajados para participar.
Além disso, as pesquisas de clima realizada nos meios digitais geram gráficos intuitivos e dados muito mais consistentes para a análise da liderança. Assim, se torna muito mais fácil tomar decisões que resultem na satisfação das suas equipes de trabalho.
As empresas já perceberam as vantagens em abraçar a transformação digital. As de telefonia e grandes lojas de departamento, por exemplo, já contam com seus sistemas de atendimento ao cliente totalmente otimizados com inteligência artificial. Isso proporciona muito mais eficiência no atendimento e melhora a satisfação dos clientes.
E a sua empresa, como tem se posicionado diante da transformação digital no RH? Quer acompanhar de perto as novidades e tendências do setor para ficar sempre um passo à frente? Assine a nossa newsletter!