Afinal, qual é a importância de realizar o treinamento de líderes?

7 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

Para exercer uma liderança assertiva não basta ter somente competências técnicas. É preciso que o líder desenvolva habilidades comportamentais como empatia, comunicação, flexibilidade e comprometimento. Saber entender e apoiar as pessoas é importante para gerar resultados.

Diante disso, o treinamento para líderes torna-se necessário, pois liderança não é uma competência inata. É preciso desenvolver as habilidades essenciais para exercer uma liderança de alta performance.

Conheça, neste artigo a importância de um treinamento de líderes e os assuntos que deverão ser abordados, bem como os impactos positivos para os objetivos estratégicos da organização. Acompanhe!

Entenda o que é ser líder

treinamento de liderança

Para desenvolver um treinamento para líderes, é preciso entender o que é ser um líder no atual cenário da gestão de pessoas e quais são as competências necessárias para uma liderança de sucesso.

Ele precisa ter a capacidade de influenciar pessoas, e não apenas delegar tarefas. É preciso direcionar a equipe como o comandante de um barco, guiando os colaboradores na direção do objetivo comum da organização.

Um líder é capaz de adaptar seu estilo de liderança a cada situação de sua equipe, ou seja, exercer uma liderança situacional. No treinamento de líderes, é possível trabalhar cada um dos estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Conheça os estilos de Liderança

Os estilos de liderança também devem ser adequados ao nível de maturidade da equipe, ao momento e ao perfil de cada colaborador. O estilo ideal de liderança é o situacional, onde o líder deve saber avaliar o momento certo para exercer cada um dos estilos a seguir.

Liderança Autocrática

É mais centralizadora e deve ser usada quando a equipe exerce um grau de maturidade baixo ou em momentos que demandem tomada de decisões rápidas. Nesse estilo, o líder delega as atividades para sua equipe.

Liderança democrática

É colaborativa e o líder permite que sua equipe participe das decisões. Ela pode ser ideal quando os colaboradores ainda não atingiram um alto grau de maturidade, mas são criativos e engajados com a organização.

Liderança liberal

Exerce uma participação mínima nas decisões e atividades da equipe. A equipe tem competências e engajamento com os objetivos estratégicos da empresa em um grau de maturidade elevado e tem a total confiança do líder.

A liderança situacional contribui para equipes mais produtivas, já que cada colaborador terá suas melhores habilidades aproveitadas e a chance de se desenvolver continuamente, com o apoio, orientação e direcionamento do líder.

A autoridade do líder situacional consiste na sua capacidade de influenciar e convencer sua equipe a realizar suas tarefas por prazer. Ele não precisa dar ordens, pois com seu poder de persuasão, consegue delegar o trabalho naturalmente e garantir que tudo flua bem.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Conheça algumas competências essenciais ao líder

Agora que você já entende o que é ser um líder nas organizações contemporâneas e quais são os estilos de liderança, veremos, a seguir, algumas competências que são fundamentais para uma liderança eficaz.

Comunicação assertiva

O líder deve desenvolver a habilidade de se comunicar com o time da empresa. As mensagens devem ser transmitidas de forma clara e objetiva aos colaboradores. É importante sabe usar a comunicação por meio do diálogo e dar chance para que os colaboradores expressem sua opinião, propiciando um clima de confiança.

A comunicação se dá por meio de 4 elementos: emissor, receptor, linguagem e mensagens transmitidas por um canal de comunicação, como telefone, e-mail, memorando, entre outros. Falhas na comunicação geram consequências, comprometem o desempenho da equipe e impactam negativamente os resultados da organização.

Feedback

Um dos assuntos mais importantes a abordar em um treinamento para líderes é como aplicar um bom feedback, uma vez que ele impacta diretamente o clima organizacional e engajamento da equipe.

Ele não deve ter foco nas pessoas, mas sim nos processos. O ideal é ser construtivo: comece estimulando os pontos positivos e depois passe para os pontos que precisam ser melhorados.

Quando for algo negativo, preserve a privacidade do colaborador, nunca chame atenção diante da equipe, pois isso cria um ambiente de insatisfação e medo. Ao final do feedback confirme se o colaborador entendeu seu posicionamento e pergunte o que ele pode fazer para melhorar.

Flexibilidade

Um líder deve ser flexível, escutar seus colaboradores, saber receber críticas e moldar-se de acordo com as necessidades da empresa. A flexibilidade de um líder otimiza os processos da organização, pois assim ele reconhece os talentos e habilidades da equipe e os aproveita sempre da melhor forma, de acordo com as demandas da empresa.

Veja os impactos do treinamento de líderes

O treinamento é importante para o desenvolvimento de um líder capaz de influenciar sua equipe na busca pelos objetivos estratégicos da sua empresa e formar líderes para o futuro da organização.

Um líder bem treinado conta com autoconhecimento, uma das competências essenciais a uma liderança de sucesso. Ele exerce uma comunicação assertiva, sabe aplicar um bom feedback, estimula a motivação da equipe, influencia pessoas e confia em seus colaboradores. Investir no desenvolvimento dos seus líderes tem como consequências positivas:

  • redução de turnover;
  • alcance da alta performance;
  • engajamento da equipe com os objetivos estratégicos da empresa;
  • comunicação assertiva;
  • melhoria do clima organizacional;
  • retenção de talentos, entre outros aspectos.

Conheça as etapas para um treinamento de sucesso

Planejar o treinamento é uma das etapas mais importantes, pois contribui para a uma capacitação eficiente, evita custos desnecessários e aborda assuntos que realmente são relevantes à estratégia da organização. Veja as etapas, a seguir:

  • levante indicadores das competências que precisam ser desenvolvidas;
  • planeje o treinamento com cronogramas e recursos humanos, materiais e financeiros para executá-lo;
  • defina métricas para avaliação do resultado do treinamento;
  • realize um escopo do treinamento, que poderá ser documentado;
  • trabalhe as competências usando a técnica CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Percebeu o quanto é importante o treinamento de líderes para o desenvolvimento de suas habilidades? Para ajudar, existem programas de desenvolvimento para líderes, como o da InDeep, que permitem desenvolver as competências essenciais para uma liderança assertiva.

Ele é um programa de desenvolvimento prático, com ferramentas ideais ao dia a dia do líder. Aborda assuntos como comunicação, gestão do tempo, resolução de conflitos, papel do líder, entre outros.

Para garantir a aplicação de um treinamento eficaz, conte com nossa consultoria especializada em treinamentos corporativos. Nossa equipe de profissionais experientes pode identificar os treinamentos que são adequados às necessidades da sua organização, evitando perdas desnecessárias.

Interessado em formar líderes para conduzir sua organização rumo ao futuro? Aproveite e conheça agora o programa de desenvolvimento de liderança da InDeep!

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!